sexta-feira, 3 de abril de 2009

Haja maneiras

O filme do encontro entre o presidente Obama e a Rainha Isabel II pôs-me algumas interrogações e algumas certezas:

1. Não houve quem ensinasse um bocadinho de protocolo aos Obamas? Sobretudo a Michelle? São ambos muito simpáticos, mas por muito feminista que se seja não haverá a noção de que o presidente é mais importante que a primeira dama e passa à frente dela?

Os jornais ingleses contam que Michelle Obama passou um braço por trás da rainha: isso não se vê neste filme, mas vê-se aqui.

No primeiro filme, contudo, vê-se Michelle passar à frente do príncipe Filipe para se colocar na foto...

2. Se tivessem sido os Bush a cometer estas falhas, seria um escândalo e uma risota. Os Obamas, aparentemente, can do no wrong.

3. A propósito, já houve comentários sobre o humor do príncipe (Could you tell them apart?) mas não pareceu mal que Obama se orgulhasse de não ter adormecido nos encontros.

4. A rainha e o príncipe resolvem as situações de forma impecável - é certo que têm mais de oitenta anos de experiência. Olhe-se para eles e aprenda-se.
armas reais portuguesas
É uma parvoíce sugerir que a rainha abdique: aquilo não é um emprego, é o que ela é, e não se abdica do que se é.

5. A monarquia tem defeitos - sem dúvida - mas uma monarquia constitucional, com confirmação da sucessão pelas cortes, é um regime muito melhor do que uma república abandalhada como a nossa.

Imagem daqui

2 comentários:

Moura Aveirense disse...

Não sei se a Michelle fez de propósito. No primeiro caso, até pode ter sido o Obama a dizer para ela entrar primeiro na sala (ladies first ;)). No segundo caso, realmente ficou um bocado mal ela colocar-se em frente do príncipe Filipe, mas não sei se terá feito de propósito... sinceramente, estas coisas passam-me um bocado ao lado, as pessoas não são perfeitas, e até acho estranho que se escreva tanto nas notícias sobre isto... E qual é o mal de haver expressões do afecto?!? Será que as pessoas são máquinas que se têm SEMPRE de se cingir às regras sufocantes do protocolo?!?

Bom fim de semana, Moura Aveirense

Gi disse...

Não, claro que não fez de propósito, todas estas falhas são por desconhecimento do protocolo, que é uma coisa que nós comuns mortais podemos desconhecer mas que pessoas em determinadas posições devem aprender rapidamente.

O que acho espantoso é que entre embaixadores, diplomatas, chefes de protocolo e semelhantes, ninguém tenha explicado meia dúzia de regras ao presidente e à senhora Obama.