domingo, 12 de setembro de 2010

Royalties

Um dos blogs internacionais mais interessantes sobre ópera, Intermezzo, viu-se a semana passada confrontado com o peso institucional da Royal Opera House que exigiu a remoção de fotografias sujeitas a direitos de autor.
Depois duma troca de emails que foi azedando, a autora do blog optou por apagar todos os posts relacionados com a ROH e explicar aos leitores a razão.

Para quem lê habitualmente o blog é evidente que ele é uma excelente fonte de informação sobre as novidades operáticas londrinas (e não só) e na tempestade de comentários que se seguiu a ROH acabou por perceber - com alguma rapidez - que a reacção não lhe era favorável e que devia emendar a mão.

A nossa cultura é fortemente visual e é evidente que uma notícia ou um post com imagem é mais atraente e muitas vezes até mais elucidativo; também é fácil de perceber que nem sempre se consegue usar imagens nossas e, desde que os autores sejam identificados, é normalmente claro não há o objectivo de os defraudar do que quer que seja.

Fico contente por esta batalha ter sido ganha por um blog honesto como o Intermezzo. Parabéns.

3 comentários:

Paulo disse...

Também tinha lido no Intermezzo sobre o caso mas não sabia do seu desenvolvimento.
Perfeitamente de acordo contigo.

Gi disse...

Obrigada, Paulo. Claro que estamos a falar do uso sem fins comerciais.

Paulo disse...

Obviamente.