terça-feira, 8 de maio de 2012

Pingo Doce Parte II

Notícia do Diário Económico:

Retalho
Pingo Doce começou a cobrar custo da promoção de 50% a fornecedores
Dírcia Lopes
08/05/12 00:05

(...)
Os fornecedores dos supermercados Pingo Doce, detidos pelo grupo Jerónimo Martins, estão a ver os seus piores receios confirmarem-se: os custos da polémica campanha de 50% de desconto em compras a partir de 100 euros, realizada no 1º de Maio, será repercutida nas facturas que os produtores vão receber nas próximas semanas.
Fontes do sector das bebidas - em que se incluem sumos, águas, vinhos, refrigerantes e bebidas espirituosas - confirmam ao Diário Económico que "a promoção, decidida de forma unilateral pelo Pingo Doce, será paga pelos fornecedores".
(...)


A Jerónimo Martins nega. Mas se for verdade, confirma-se que eu não passo de uma ingénua. Não que acreditasse na bondade intrínseca da promoção do 1º de Maio, mas não me passou pela cabeça que fossem os fornecedores a arcar com os custos desta e de outras promoções.
Pela cabeça da ministra Cristas passou. Pela dos articulistas do Expresso também. Deve ser por isso que eu não estou na política nem no comércio.

4 comentários:

luisa disse...

Que faz confusão... faz. Mas que alguém tinha que pagar, estava-se mesmo a ver.

Joao Quaresma disse...

Digamos que esta notícia - desmentida pela Jerónimo Martins - é muito pouco sustentada. «Fontes» de fornecedores de bebidas. E então só esses é que protestam? De entre largas dezenas de fornecedores destes supermercados? Há de facto uma grande má vontade contra o Pingo Doce por razões políticas e não só. No ano passado, quando os fornecedores de açúcar fizeram disparar os preços alegando uma escassez no mercado (que só existiu em Portugal), o Pingo Doce contornou a situação e mandou vir um carregamento de açúcar da Polónia e continuou a vender ao mesmo preço. A "crise de escassez" do açúcar não chegou a durar 15 dias. Esses devem ter contas a ajustar com a JM.

Gi disse...

Luisa, eu sempre julguei que o que eventualmente se perdesse numa promoção seria compensado com outras vendas ou noutros dias.

Gi disse...

JQ, eu não sei se é verdade, e gostaria que não fosse, porque me ofende que se baixem preços diminuindo unilateralmente os lucros de outros, mas não me parece impossível.