quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A minha horta

As hortas urbanas estão na moda. Eu não percebo nada de agricultura (embora tenha feito há uns anos um curso de agricultura biológica) mas depois de o meu hibisco australiano ter secado nesta Primavera, decidiu-se criar uns canteiros ao fundo do jardim e, em pleno Agosto, foi-se buscar umas alfaces, rúcula e couves bebés, mais uns rebentos de pepino, feijão-verde e tomate, salvou-se meia dúzia de batatas do seu destino no tacho e, com ajuda e conselhos de gente amiga, fez-se uma horta.

(Albufeira, Agosto 2012)

Tudo aquilo cresceu muito para além das minhas expectativas.

(Albufeira, Outubro 2012)

As alfaces, que são muito fáceis de cuidar, fizeram magníficas saladas com a rúcula, uma das couves já deu um caldo verde fantástico. O tomateiro, por outro lado, parece muito doente, mas estou entusiasmadíssima com o resto que aí vem:




(Albufeira, Outubro 2012)

Isto para já, que as batatas ainda não se vêem. Mas já há novas alfaces bebés, coentros e orégãos.

13 comentários:

Mário R. Gonçalves disse...

Lindo ! É o futuro, Gi, é o futuro... e então uns peixinhos da horta, se os arranjar...

Paulo disse...

Ahahaha, Mário. Excelente ideia.

Gi disse...

Mário e Paulo, para os peixinhos da horta faltam-me os ovos de galinha free-range ;-)

Paulo disse...

Podes entrar em acordo com o Gintoino.

Gi disse...

Boa ideia, Paulo.

luisa disse...

Eu também não percebo nada de agricultura mas como a coisa vai, se calhar, temos todos de começar a aprender...

Gi disse...

Luisa, não se perde nada, e os legumes frescos são deliciosos.

Landa disse...

Gostei muito de ver a tua horta
Está linda!
E o caldo verde que fiz com as couves que mandaste ficou delicioso
Bj

Gi disse...

Muito obrigada, querida, tanto mais que a tua horta foi a grande inspiração para a minha, e muito mais ordenada e bonita, pelo menos quando a vi, antes das férias.
Mas estou a aprender :-)

Joao Quaresma disse...

Parabéns, Gi! Ai tem uma bela horta. Isto lembra-me a horta que se fez quando eu era miúdo no terraço de casa de minha avó, com os inevitáveis tomateiros. Houve uma coisa que pegou bem e cresceu depressa que foram os chuchus, que é uma trepadeira. Não têm grande sabor mas parece que são muito saudáveis.

Gi disse...

Obrigada, JQ. Conheço os chuchus, na minha terra chamam-se pimpinelas, gosto bastante. Serão talvez uma coisa a experimentar.

Anónimo disse...

Eu também tenho uma mini horta ( tomate, pimentos e aromáticas) e faz-me tão bem :)

Gi disse...

Helena, faz bem e sabe bem, não é? :-)