segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A vida dos Romanos em Sevilha

Sevilha tem património histórico para todos os gostos. Desta vez já comecei a farejar o que resta da antiguidade romana, com uma visita ao Palácio da Condessa de Lebrija, onde se encontram muitos dos mosaicos encontrados nas escavações da vizinha cidade de Italica.


(Sevilha, Outubro 2012)

A própria Italica e o museu arqueológico esperam ainda outra visita, assim como o antiquarium no subsolo da Encarnación, uma praça onde nascem hoje em dia uns cogumelos muito peculiares.


(Sevilha, Outubro 2012)

Na Plaza de S. Francisco, logo atrás da catedral, visitei uma simpática exposição temporária (só lá fica até ao fim de Outubro e segue para Mérida) intitulada Romanorum Vita. É uma apresentação sumária, apelativa e bastante correcta da vida quotidiana dos romanos, que está mais desenvolvida no respectivo site.

A guia, contudo, não deixou de fazer uma daquelas afirmações que resultam sempre bem junto de um público ignorante: tendo informado que os romanos usavam latrinas colectivas, o que é verdade, e que nelas havia canalizações para escoar os resíduos e as águas de lavagem, o que também está certo, contou que ali se encontrava um balde com uma esponja amarrada a um pau e cuja utilidade seria... "Pensem no pior e acertam. Isso mesmo, servia para as pessoas se limparem, porque não havia papel higiénico."





Houvesse ou não papel, é curioso como ninguém pôs em dúvida que os romanos achassem normal limpar o rabiosque à mesma esponja do vizinho. Assim vai a credulidade humana, que não reconhece um piaçaba quando o tem diante dos olhos.

(Ephesus, Setembro 2004)

6 comentários:

Joao Quaresma disse...

Como dizia o Obélix, «estes romanos são loucos!» :)

Catarina disse...

Terei que fazer outra visita para ler este post que me parece muito interessante.
Abraço

Gi disse...

JQ, mas não tão loucos como alguns imaginam.

Gi disse...

Catarina, obrigada, é sempre bem-vinda. Fiquei contente por saber que a Sandy não a incomodou pessoalmente.

Paulo disse...

Também gostei muito do Palácio da Condessa de Lebrija. Italica é muito interessante, porém os melhores mosaicos já sabes onde estão.

Gi disse...

Paulo, como eu gostava de ter mosaicos romanos genuínos no chão da minha casa :-D