domingo, 29 de dezembro de 2013

Postais de Toronto VIII

As iluminações natalícias são, em Toronto, iniciativa dos particulares - tal como outras actividades, nomeadamente a remoção de neve dos passeios - e por isso alegram sobretudo os bairros residenciais.
Este ano achei-as fraquinhas e pouco presentes, mas ainda assim algumas casas fazem justiça à minha memória.




Os moradores desta rua optaram por uma decoração diferente:


(Toronto, Dezembro 2013)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Postais de Toronto VII

Outro Torontoniano famoso foi o pianista Glenn Gould. Com este tempo, não achei boa ideia ir à procura da campa no cemitério de Mount Pleasant; fui antes cumprimentar a estátua que lhe erigiram diante dos estúdios da CBC, e passei pelo prédio de apartamentos onde viveu os últimos anos. Ficam aqui as fotografias.



(Toronto, Dezembro 2013)

Fica também um video dele do Youtube para aquecer mais esta madrugada fria.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Postais de Toronto VI

Um dos três peixes cá de casa que sobreviveram ao apagão. Os outros dois andam nervosos e ainda não se deixam fotografar.
(Toronto, Dezembro 2013)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Postais de Toronto V

Julgo que as notícias sobre a tempestade de gelo que deixou parte de Toronto sem energia elétrica chegaram a Portugal. Depois de dois dias sem luz, sem água quente, sem cozinhar nem aquecer comida em casa, sem internet, e sobretudo sem aquecimento, regressamos esta madrugada à civilização. Fiquei tão contente que até parece Natal ;-)



(Toronto, Dezembro 2013)

Postais de Toronto IV

A propósito de torres, fiquei a saber que o arquitecto Frank Gehry é natural de Toronto e tem um projecto para uma zona da cidade que está a levantar polémica. São três torres com oitenta andares que se propõe vão substituir armazéns considerados históricos, e se uns aprovam o conceito espectacular (ver aqui) e o interesse turístico que poderia ter, a outros desagrada a desconformidade e a sobrecarga nas infraestruturas da área.

Outro projecto de Gehry em Toronto, este concretizado, foi uma renovação da Art Gallery of Ontario, em particular a galeria em vidro e a escada barroca no pátio interior.


(Toronto, Dezembro 2013)

Visitei no sábado a AGO para apreciar o seu novo estilo, mas também para ver a colecção de pintura canadiana da primeira metade do século XX (o Grupo dos 7, que não conhecia e gostei de ver), alguma pintura europeia e a exposição temporária de obras da colecção Guggenheim agrupadas sob o título The Great Upheaval. Foi engraçado ver pintura figurativa das primeiras fases de Kadinsky e Mondrian. Infelizmente foi, como de costume, uma visita em passo acelerado; valeria a pena voltar com mais tempo.


(Toronto, Dezembro 2013)

domingo, 22 de dezembro de 2013

Postais de Toronto III: World's Biggest Bookstore

As grandes livrarias têm-se devorado umas às outras. Lembro-me de um filme, uma simpática comédia romântica chamada You've got mail, que abordava o tema da destruição das pequenas livrarias pela concorrência das grandes mas entre estas a guerra também foi feroz. Em Toronto, o grupo Indigo é praticamente monopolista, e se em todas as lojas se encontram as mesmas novidades, é difícil encontrar os títulos que não estão na moda.

The World's Biggest Bookstore foi a primeira grande livraria que conheci, e apesar de ter sido comprada pela Indigo, ainda lhe guardo uma simpatia especial: os letreiros estão mais visíveis, a arrumação parece mais simples, é mais fácil encontrar livros que não procuro especificamente, e os empregados são simpáticos e sabem ajudar.

(Toronto, Dezembro 2013)

Infelizmente, este ano estou a despedir-me dela, porque o local, em plena baixa da cidade, foi vendido a uma empresa de construção que ali levantará mais uma torre qualquer.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Postais de Toronto II

O Jr tem um primo novo, gato, como parece ser a sina dele. Este não tinha experiência com cães, e a primeira reacção foi eriçar-se todo e aumentar de volume para quase o dobro.
Entretanto percebeu que não tinha razões para se assustar e acho que até gostaria de brincar com o primo, mas não sabe como.

Os donos, pelo sim pelo não, apararam-lhe as unhas, e admito encontrá-los um dia destes a dormir enrolados um no outro.

(Toronto, Dezembro 2013)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Postais de Toronto I

Ontem nevou o dia todo; esta noite, dizem, repete. Porém, acrescentam, vai chegar uma onda de calor com uma máxima para amanhã ou depois de 2ºC!

(Toronto, Dezembro 2013)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A propósito de Mandela

Leio no blogue 31 da Armada:


O Papa Francisco é o novo Obama.


E penso: é capaz de ser.
Oxalá não seja.
Somos nós que idealizamos estas pessoas.
Parece que precisamos do que idealizamos serem estas pessoas.
Acho que precisamos de Mandelas.
E de Gandhis.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morreu um Homem

Soube pela SIC que Nelson Mandela morreu hoje. Tenho por ele um respeito e uma admiração enormes. Para mim, ele é o padrão pelo qual se medem os prémios Nobel da Paz.

Acabei de ouvir Barack Obama referir-se-lhe como uma pessoa profundamente boa e guiada pelo amor, não pelo ódio e é assim que o vejo. Os grandes conflitos só podem resolver-se por via de pessoas assim.

Obrigada, Madiba.



Imagem South Africa The Good News via Wikimedia Commons

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Velhas Parte III

Sabemos que estamos a ficar velhas quando nos damos conta que certos sonhos da juventude nunca se realizarão e que, ou sonhamos outros, ou nos condenamos a esperar, primeiro a reforma, depois a morte, diante do écrã da televisão.