domingo, 5 de janeiro de 2014

Morreu Eusébio

Admito que não gosto tanto de Eusébio como os benfiquistas. Naturalmente, não aprecio a sua atitude para com o clube que o descobriu, e tenho pela sua recusa* em marcar golos contra o Benfica, quando jogou num clube adversário, um sentimento ambivalente. A seu respeito, contavam-se diversas anedotas: que não jogava com a cabeça mas de cabeça, ou que os seus mariscos preferidos eram os tremoços.

Por outro lado, se nunca o vi jogar em campo vi-o com certeza na televisão e faço de boa vontade coro com aqueles que o declaram um dos verdadeiramente grandes jogadores de futebol da sua época; alguns dos seus golos e algumas das suas jogadas, visíveis no Youtube como este resumo do que terá sido o grande jogo da sua carreira, contra a Coreia do Norte no campeonato Mundial de 1966, são nada menos que espectaculares.

Imagem da FPF

Lembro-me, isso sim, que no estrangeiro era muitas vezes o primeiro (o único!) nome de que as pessoas se lembravam quando eu dizia que vinha de Portugal. Confesso que isso não me dava orgulho nenhum; o certo é que ainda hoje são futebolistas os portugueses mais conhecidos por esse mundo fora.



*via O país do Burro

2 comentários:

luisa disse...

Penso que Portugal também já é reconhecido lá fora por outros valores mas a popularidade do futebol é inegável.

Bom ano Gi!

ematejoca disse...

Hoje de manhã li no meu jornal alemão, na página desportiva, que o rei do futebol português tinha morrido, fiquei muito surpreendida.

Os alemães também sabem quem é o Cristiano Ronaldo!!!